Como utilizar milhas Iberia/British Airways Avios em outras empresas como TAM ou American

Como utilizar milhas Iberia/British Airways Avios em outras empresas como TAM ou American

 

Há algum tempo venho dizendo que a flexibilidade dos pontos da Iberia e da British iriam ganhar muitas vantagens para quem quisesse usar seus pontos voando na TAM.

Entenda como funciona

O programa Avios é compartilhado entre a British Airways e a Iberia, inclusive é possível transferir pontos entre ambas companhias instantaneamente, e sem nenhum custo. Porém atenção, somente entre British e Ibéria

A principal diferença entre a maioria dos programas de milhagem que estamos habituados e o Avios é que o custo das passagens com milhas é determinado pela distância de cada vôo resgatado, incluindo as escalas.

Não se engane:

1) Muitas pessoas confundem que quando temos milhas de uma companhia aérea temos que voar somente nela. Isso não é necessariamente verdade.

2) Ou pensam também que para voar usando milhas de uma Cia Aérea temos que transferir os pontos para o programa parceiro.

Alianças

Os programas de milhagem das companhias aéreas tem o que chamamos de alianças ou também parcerias pontuais, e o que isso significa?

Significa que usando, neste caso, os Avios você pode emitir qualquer vôo de uma companhia parceira, desde que tenha a disponibilidade.

Quais companhias podemos escolher?

NovaOneworld com a TAM

Tabela de resgate dos Avios:

Tabela Avios Resgate

Veja alguns exemplos práticos e seus custos.

*Abaixo estou informando os valores para vôos em Econômica. Para Classe Executiva multiplique X 2 e para Primeira Classe X3

Se emitir um vôo voando TAM:

São Paulo para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília ou Curitiba: 4,500 Avios por trecho

São Paulo para Salvador: 7,500 Avios por trecho

São Paulo para Manaus, Belém ou Maceió  10,000  Avios por trecho

São Paulo ou Rio de Janeiro para Miami ou Nova York (Voando TAM ou American) Econômica vôo Direto: 25,000 Avios por trecho

Brasília, Belo Horizonte ou Salvador para  Miami (Voando TAM ou American): 20,000 Avios por trecho

Manaus ou Belém para Miami  (Voando TAM ou American): 12,500 Avios por Trecho

Veja acima que uma escala pode encarecer ou baratear um vôo com Avios:

Por Exemplo:

São Paulo – Brasilia -Miami teria um custo de 4,500 + 20,000, menor que o vôo direto 25,000
São Paulo – Belo Horizonte -Miami teria um custo de 4,500 + 20,000, menor que o vôo direto 25,000

e o mesmo acontece nas opções via Manaus ou Belém
São Paulo – Belém-Miami teria um custo de 10,000 + 12,500, menor que o vôo direto 25,000
São Paulo – Manaus -Miami teria um custo de 10,000 + 12,500, menor que o vôo direto 25,000

Porém a opção com escala no Rio de Janeiro é na verdade mais cara:
São Paulo – Rio de Janeiro -Miami/Nova York teria um custo de 4,500 + 25,000, maior que o vôo direto 25,000
ou
Rio de Janeiro -São Paulo -Miami/Nova York teria um custo de 4,500 + 25,000, maior que o vôo direto 25,000

Outra vantagem que se pode aproveitar são os vôos da Iberia, British e TAM para a Europa:

São Paulo – Londres, Milão, Frankfurt ou Paris – 30,000 Avios por trecho (Voando British ou TAM)
São Paulo ou Rio de Janeiro  – Madrid – 25,000 Avios por trecho (Voando TAM ou Iberia)

E na America do Sul temos algumas opções por exemplo:
São Paulo – Buenos Aires – 7,500 Avios por trecho (voando TAM, LAN ou Qatar), incluindo a premiada executiva da Qatar por 15,000 Avios
São Paulo – Montevideo – 7,500 Avios por trecho (voando TAM)
São Paulo – Lima ou Bogotá – 12,500 por trecho (voando TAM ou LAN)
São Paulo – Santiago – 10,000 por trecho (voando TAM ou LAN)

Ficou na dúvida, quer consultar outros valores veja a calculadora da British Airways

Como verificar a disponibilidade

No momento os vôos da TAM estão sendo mostrados no site da British, por isso você deve criar um usuário no Executive Club e depois acessar o link Resgatar Vôos com Avios

Para consultar na Iberia, lembre-se que os vôos da TAM podem ser resgatados apenas pelo telefone, para consultar outros vôos da Oneworld:

Iberia One World Passo 1

Depois clique em Voar com Oneworld:
Iberia One World Passo 2

Caso o vôo resgatado seja somente ida (one-way) é mais fácil consultar e emitir pelo site da British e você pode facilmente  transferir seus Avios entre o Executive Club e o Iberia Plus acesse Combinar meus Avios

Importante: Dicas para criar sua conta na British ou na Iberia para poder transferir seus Avios:

Dicas para sua conta adicional na Iberia/British

  1. Utilize da mesma forma o nome e sobrenome em ambas companhias, de preferência somente o último sobrenome.
  2. Utilize o mesmo e-mail em ambas contas.
  3. Por algum motivo para a transferência acontecer 100% pela internet a senha da Iberia deve conter somente números.
  4.  Sua conta da Ibéria deve ter mais de 3 meses de existência.

 

  • Pingback: TAM entra para a Oneworld novas oportunidades para resgate de milhas | Milhas e Pontos()

  • Post simplesmente sensacional e eu estou eufórico com tantas novas possibilidades mas ao mesmo tempo estou perdido e gostaria da sua ajuda. Pois bem eu vi que posso comprar Avios pela Iberia por 54 Euros ou pela British que está em promoção e dando até 30% de milhas bônus por 53 Dólares. Primeiro, eu posso comprar em uma e voar em qualquer outra correto? Ou seja posso comprar 27000 Avios da British que é o limite anual e mais 35000 da Iberia, também o limite, e juntar ambos e voar ou em uma ou outra? Moro em Fortaleza e vi que o trecho FOR – MIA sai 20 mil Avios, mas quando tento fazer uma busca em qualquer data mesmo com dinheiro simplesmente não vejo vôo algum. Aliás como diabos eu consigo reservar ou ao menos ver quanto custa uma passagem e quais datas com Avios pela British? Parabéns pelo post.

    • Bruno, Obrigado pelo comentário! Em geral comprar a totalidade das milhas não vale a pena para um prêmio, exceto em casos bastante específicos, voando em Executiva etc…
      De Fortaleza para Miami, salvo engano só é operado pela TAM e realemente a disponibilidade não é muito fácil, também não encontrei nada, mesmo no site da TAM teria que estar disponível na Categoria PROMO ou às vezes a Classica também aparece para as companhias parceiras.
      Quem estruturar algumas dúvidas e encaminhar para contato@milhasepontos.com.br aí posso preparar um post mais claro.

      Abraços,

      • Leonidas Mendes

        Pessoal quem tiver milhas Avios, British, AA, Tam etc.. eu compro todas acima de 20 mil, pago á vista !! maroca.guarapari@gmail.com

  • Fernando Gigliucci

    Belo post. Acredito que muitos milheiros ainda não se atentaram dessas possibilidades apresentadas, principalmente uma ponte aérea sp-rj por 4500 milhas. O problema é que fiz uma série de buscas e, apesar do elevado número de voos, nao encontrei disponibilidade. Depois de muito procurar, achei vários destinos saindo do rio como Manaus/fortaleza por 10000 e alguns poucos trechos para salvador por 7500. Imagino que a Tam está restringindo voos que possibilitem o resgate de apenas 4500 avios.

    • Fernando, Realmente acabei de verificar e mesmo as tarifas Promo da Tam não estão aparecendo na British. Como já cheguei a encontrar opções diversas vezes, fica dificil saber se é a TAM limitando ou as vezes algum problema da British mesmo.
      De qualquer forma mandei uma pergunta sobre o assunto para a assessoria da British, quem sabe dão alguma luz para a gente! Quando eu tiver uma resposta, aviso e publicarei um post!

  • Grande Celio uma dúvida simples, eu posso sempre que quiser transferir da Iberia pra BA ou vice-versa ou isso só pode ser feito uma única vez? Vi que é mais interessante mandar do LeClub pra Iberia pois é 1:1 do que LeClub pra BA 3:1.

    • Bruno, sempre que quiser, e pelo site é instantânea a Transferência… Também existe o programa avios.com que também pode ser usado em alguns casos pode ser interessante, como na compra de trechos do eurostar, de Londres para Paris…

  • Ronie

    Olá. Por favor, tenho algumas dúvidas a respeito de emissão de bilhetes da Tam pelo Executive Club. 1- No site da British não existe outras cidades que não sejam capitais de estado, no caso, no Brasil, então, por exemplo, se eu quiser ir de Salvador a São José do Rio Preto, com escala em São Paulo, teria que marcar por telefone? Já que não tem Rio Preto no site da British, mas existe esse voo pela Tam. 2- Seguindo o exemplo anterior, quero ir de uma cidade para outra e inevitavelmente teria que passar numa terceira cidade para uma escala, então, por quanto eu seria cobrado em Avios (lembrando que supostamente marquei por telefone o trecho todo e não separados)? Serei cobrado pelo trecho todo,ou seja, pelo número total de milhas ou pelos trechos separados? 10000 ou 7500+4500 avios (exemplo hipotético)? 3- Nesse mesmo trecho, como NÃO marquei separadamente, posso fazer stopover na cidade intermediária de graça? Visto que voando pela British se pode, mas dentro do Brasil, voando Tam pela Executive Club tenho essa dúvida. Desculpe o post um tanto extenso. Parabéns pelo site!!

    • Ronie, Obrigado pelas perguntas, vou tentar responder abaixo:.

      No site da British na consulta pode digitar o codigo do aeroporto, no caso, SJP. Dica: Em geral vejo que a TAM costuma liberar espaço para as parceiras no vôos domesticos 90 dias antes.
      Quanto à cobranca nos avios cada vôo é cobrado individualmente, então SJP para Congonhas (CGH) ou Guarulhos (GRU) ficaria em 4.500 ponots e depois para SSA mais 7.500 total 12.000.
      Sobre o Stopover, está correto, pode ser feito no momento da emissão (Pelo telefone), não será alterado o custo. Ou pelo site poderia emitir bilhetes separados, que por causa da taxa de emissão pelo telefone, será mais barato.

      Em geral se tiver disponivel para usar os Avios, caso não vá fazer o stopover, será mais vantajoso usar os pontos da TAM (multiplus) Se considerar o Stopover em São Paulo, aí vai depender de quanto está saindo diretamente com pontos da TAM.

      Se ficou ainda com dúvida, pode perguntar novamente.

      • Ronie

        Celio, muito obrigado, entendi perfeitamente. A taxa para cancelamento sempre é 55U$ por código de reserva né? Ou seja, se eu marcar ida e volta no mesmo código e cancelar, serei penalizado em 55U$? Outra coisa, se eu tiver marcado ida e volta juntos, no mesmo código de reserva, é possível ainda cancelar a ida OU a volta? Nesse último caso ainda pagarei 55U$ ou outro valor? Ps. acho esse Executive Club o melhor programa de fidelidade da atualidade, podemos voar praticamente no mundo todo, inclusive alguns países da África, e usar na África e na Europa o Reward Flight Saver para voos com até 2000 milhas de distância, com taxa fixa de impostos em 55U$ ao invés das taxas absurdas de Londres, se incluirmos o Ibéria Plus e avios.com, teremos 35 empresas aéreas para escolher!!

        • Ronie,
          O Executive Club e o Iberia Plues que usam os Avios são muito vantajosos especialmente para voar partindo do Brasil, pois se você voar de SP para Londres não paga as taxas de combustível, que a lei brasileira não permite.

          Sobre os cancelamentos, a taxa é de USD40,00 por passageiro , Independente de ser 1 ou 2 vôos, ou 3 etc. MAS tem uma questão, esses 40 dolares são deduzidos do valor das taxas que você já pagou. Então numa emissão por exemplo de SP para Salvador você paga uma taxa de 15USD, se você cancelar só não receberá esses 15 dólares, não terá que pagar a diferença. Outro exemplo para um trecho JFK para São Paulo o cancelamento seria apenas 2,50 dólares.

          Em geral os avios deixam de ser vantajosos em casos de vôos mais longos.
          Abraços, Boa semana, e vote consciente no domingo 🙂

          • Ronie

            Celio, to vendo que seu conhecimento é vasto, rsrs. Não é à toa que tem esse site né. Só mais uma perguntinha e uma ressalva. Se essa taxa de cancelamento for maior que a taxa que já se pagou, a diferença é devolvida né? O valor para cancelamento partindo do Brasil foi aumentado para 55U$ ou 42,50 Euros se sair da Europa, a mudança é valida para reservas a partir de 31/03/2014. Segue link: https://www.britishairways.com/pt-pt/executive-club/spending-avios/booking-and-service-fees . Obrigado novamente e tenha um ótimo fim de semana!

          • Opa obrigado pela informação do novo valor da taxa! E sim, se as taxas pagas por você na emissão for maior que a taxa de cancelamento você recebe a diferença no cartão de crédito utilizado.

  • Alison

    Olá Célio.
    Primeiramente parabéns pelo site e por se disponibilizar a esclarecer as dúvidas desse “mundo das milhagens” ainda tão obscuro para tantos.
    Se possível, gostaria de pedir um orientação sua:
    Tenho 28 mil pontos Multiplus e 36 mil Avios na Britsh Airways e quero viajar para os EUA.
    Existe uma forma de pegar um trecho de ida em um companhia e a volta em outra, ou seria melhor eu transferir pontos entre as companhias e pegar ida/volta na mesma companhia?
    Obrigado.
    Abraços.

  • LUCAS

    Célio, como eu transfiro avios para outros programas de milhagem? Quero mandar 20 mil pontos para o superbonus e não estou conseguindo pelo site.
    Obrigado.

    • Lucas, só pode transferir para o programa da British, que é um programa que é coligado, não é possível transferir para o Superbonus. Porém, é possível emitir com os pontos da Iberia para voar na TAM, LAN, American, etc. diretamente

  • Flavio Junior

    alguem tem milhas avios pra vender?
    preciso de uma passagem de londres para guarulhos?

    • Flávio, como sua origem é Londres, os avios não são uma boa opção, porque as taxas de combustível são altíssimas. Que não são cobrados em voos saindo do Brasil.
      Talvez sua melhor opção seria usar milhas de companhias americanas ou até mesmo a TAM ou Gol

  • Leiliane

    Olá, tenho uma dúvida, eu posso usar meus pontos multiplus em uma viagem com a British para Londres? Se for possível como devo fazer? Obrigada!

    • No próprio site do multiplus, consegue ver disponibilidade de vôos da British http://www.pontosmultiplus.com.br caso queira algum vôo com escala em Madrid (operado pela Iberia) aí não aparecerá no site, teria que buscar direto pelo site da British ou da Iberia… Sempre que emitir em classe economica com parceiros a TAM cobre 40mil pontos por trecho.

  • Fábio Ortense

    Olá Célio… no site da IBERIA eles retiraram essa parte “voar com oneworld”. Sabe se há outra forma de pesquisar? Eu não encontrei. Muito orbigado

  • Gabriela Xavier

    olá Celio, não estou conseguindo encontrar a opção em que eu possa utilizar os meus pontos fideldade (TAM) para comprar um voo da Iberia. Você sabe se é possível?

    Muito obrigada por todos os esclarecimentos