Dúvida do Leitor: Tenho 80mil pontos no Sempre Presente, o que posso fazer?

Dúvida do Leitor: Tenho 80mil pontos no Sempre Presente, o que posso fazer?

Hoje recebi uma pergunta do leitor Allan Santos:

Olá Celio, tudo bem? Cara tenho 80 k pontos no Sempre Presente mas no próximo mês os pontos começam a expirar, logo tenho que fazer algo. A cada dois anos mais ou menos viajo para a Europa e faço viagens (3x/ano) para Florianópolis. Sempre viajo eu e minha mulher. Nunca transferi pontos para lugar nenhum. Teria uma dica para um iniciante baseado no que eu disse acima? Obrigado.

 

Allan, antes de tudo obrigado pela pergunta!

Pesquisei um pouco as suas opções e vou explicar abaixo.

1) Opção caso você tenha Cartão do Itau Personnalite, transferir na promoção para o Tudo Azul, valendo Pontos em dobro:

 Promo-Tudo-Azul-Itau-Personnalite

No mês passado o Itau estava oferecendo para todos os clientes, exceto quem era Personnalité, como informamos aqui

Caso você não tenha Personnalité, pode tentar ligar e transferir pelo telefone. Tente verificar, como quem não quer nada, se a promoção está válida. Ao falar com o atendente, antes de realmente transferir, tente se certificar  que será creditado o dobro.

Lembre-se: anote o protocolo, o nome, o horário e fique preparado para não dar certo, porque a promoção que está válida agora é somente para o Personnalité. Falo isso porque no outro mês, um amigo que era do Personnalité, que ainda não estava na promoção conseguiu aproveitá-la. Mas NADA GARANTE que você terá a mesma sorte.

Entenda agora o porque essa é uma opção interessante

Desde a desvalorização que o Sempre Presente teve no ano passado, deixei de utilizar os cartões do Itau. Primeiro porque acho um absurdo, desvalorizar os pontos dos usuários em 25% e depois porque inventaram os limites mínimos de transferência de no mínimo 20,000.

Tudo Azul

Se puder aproveitar essa promoção, transferiria os 80 mil pontos o que deixaria sua conta com 160 mil Pontos do Tudo Azul.

Então para usar seus pontos para voar até Floripa, veja abaixo um exemplo aleatório:

Voo-Floripa-Pontos-Azul

Nesse caso, lembre-se que os pontos mostrados são equivalentes a metade do que você precisa.
Aí vai me perguntar, mas e se eu quiser ir para a Europa?

Sem problemas, o programa Tudo Azul tem também um formato em que você compra a passagem e na verdade ela é paga com seus pontos, é uma parceria com uma agência de viagens online.
A vantagem disso é que você usa seus pontos para pagar a passagem,  a Companhia Aérea acha que você está comprando, então ainda ganha milhas pelos trechos voados. Para pesquisar veja neste site: https://tudoazul.viajanet.com.br/

Segue um exemplo abaixo de um vôo de SP para Madrid, Espanha

Custo 109.120 pontos Tudo Azul+ R$ 242,67 (taxas)

 Voo-Madrid-Tudo-Azul

Neste exemplo você não teria a quantidade necessária para ambos passageiros, então poderia verificar e, ao mesmo tempo, comprar uma passagem nos mesmos voôs para que possam viajar juntos, e uma das passagens ficaria grátis, somente cobrariam as taxas!

2) Outras Companhias Aéreas parceiras do Sempre Presente:

O Itaú tem outros 4 Parceiros de companhias aéreas e 1 Parceiro de Hotéis:

Parceiros SemprePresente

Para as companhias aéreas Parceiras:

TAP, LAN, Smiles (GOL), Multiplus

Para estas companhias a conversão é de 1250 pontos para cada 1000 Pontos da Aérea.

Sendo assim, convertendo os 80,000 pontos, você teria em qualquer uma delas:  64,000 Pontos equivalentes.

1) Pensando sobre a Europa

Multiplus Fidelidade (TAM)

Na TAM você precisa de 40,000 pontos para cada trecho, veja a tabela, sendo que não compensa financeiramente emitir somente um trecho e pagar pelo outro! Em trechos internacionais isso é impraticável, com raras exceções dentro da América do Sul.

Sendo assim ainda precisaria de mais 16,000 pontos para a Emissão de ida e volta, na tarifa mais baixa, o que na TAM é um desafio! Mas pode encontrar emitindo com as suas milhas da TAM voando nas companhias parceiras, exemplo: British, American, Turkish, Air China, Lufthansa, Singapore e Swiss.

Smiles (GOL)

Na Gol cada trecho para a Europa em Econômica custa 35,000 milhas, veja a tabela. Assim faltariam 6,000 pontos para a emissão. Frequentemente o Smiles tem promoções de vendas de milhas, mas sem nenhuma promoção essa compra custaria absurdos R$420,00

Smiles-venda-de-milhas

Sendo assim, o outro problema do Smiles é encontrar a disponibilidade. Reconhecidamente o Smiles têm “escondido” os assentos impossibilitando a emissão de algumas companhias parceiras, especialmente a KLM e a Airfrance.
No caso de vôos diretos para a Europa o Smiles pode emitir vôos: Air France, KLM, Iberia e no futuro a TAP* Leia no Estadão .

Victoria TAP (TAP)

Está aí outro programa que eu não gosto, hehehe, para emissão em Vôos da TAP para Portugal o custo de cada trecho é 35,000 milhas, veja a tabela.
O que eu tenho um pouco de “raiva” da TAP é que apesar de ilegal eles cobram Taxa de combustível em bilhetes partindo do Brasil e escrevem explicitamente no site:

Por cada bilhete-prémio a partir do Brasil, apenas em voos TAP, será cobrado um Adicional de Serviço Victoria, que inclui o valor da Taxa de Serviço de Emissão de Bilhete e a taxa de combustível de 200,00 Euros. veja no site

A TAP tem diversos parceiros da Star Alliance, e caso a emissão da passagem seja com um deles é obrigatório que os vôos sejam com Origem e Destino idênticos, por exemplo, NÃO é possivel emitir São Paulo – Madrid e voltar Lisboa-São Paulo, sendo que poderia, fazer este treco de carro, ou comprar o vôo à parte. para vôos Star Alliance, o custo é de 90,000 pontos ida e volta, veja a tabela.

LANPASS (LAN)

O Programa da LAN utiliza a contagem em Kms e não milhas. Via de regra a transferência do Sempre Presente é muito ruim, sendo que para utilizar os Kms da LAN só aconselharia transferência para o LANPASS com pontos do Santander, mesmo assim em casos específicos. Além disso a TAM tem mais parceiros que a LAN, ou seja, a dica neste caso é não considerar.

 

Le Club (Accor Hotels)

No Le Club da Accor você transfere pontos do Itau para a Accor com “perda de 50%”, assim a cada 2.000 pontos você recebe 1,000 pontos na Accor, e a vantagem por lá e que pode transferir para o Programa da Iberia (Avios) com a troca de 1:1. Neste caso hipotético, você teria acesso à 40,000 pontos da Iberia.

Na Iberia ou na British os vôos são cobrados por distância e um vôo de São Paulo para Madrid custaria 25,000 cada trecho, na menor tarifa, sendo que a diferença também poderia ser comprada. Apesar de eu gostar muito do Programa da Iberia, não indicaria essa manobra, a não ser que o vôo específico que você queira esteja disponível para compra com milhas.

 

2) Pensando no Destino de Florianópolis

 

a) Azul: O Exemplo da Azul já indiquei no início.

b) TAM: A TAM tem diversos valores de cobrança. Depende muito das datas, horários e antecedência. Em um exemplo que pesquisei, tinha disponível por 10,000 pontos ida e volta, o que eu acho ótimo! Exemplo Ida:13/Jun Volta: 16/Jun

Floripa-TAM-Fidelidade

 

c) GOL: Fiz a pesquisa com as mesmas datas na Gol somente para ilustrar a decisão:

Floripa-Smiles-GOL

Importante na hora de decidir!

1) Caso não possa utilizar a promoção da Azul, não tem uma necessidade urgente de transferir todos os pontos para uma das companhias.

2) Sempre é importante definir o objetivo: escolher o que você quer emitir, antes de transferir os pontos, pesquisar os dias, valores, etc. Na verdade é essa definição que vai ajudar você a escolher para onde transferir os pontos e o destino.

3)Caso não tenha definido o seu objetivo (item acima), pode deixar as milhas no seu Sempre Presente, por exemplo, até que apareça uma promoção que te interessa. MAS de forma alguma, deixe o Itaú limpar sua conta porque os pontos vão expirar!!! Então, pelo menos, transfira no mínimo essa quantidade para algum parceiro, uma opção caso sejam poucos pontos, pode ser o Programa da Azul, já que esse não tem transferência mínima para o Sempre Presente.

 

Espero ter esclarecido, ou criado mais dúvidas, por tantas opções. Na verdade nem sempre a resposta é obvia. Se ainda tiver dúvidas, fique a vontade para esclarecer outros pontos.

Se você gostou da dúvida do Allan, mas tem outra pergunta, mande um e-mail para contato@milhasepontos.com.br

  • Denis

    Tem a opção de transferir para Iberia (através da Accor) para emitir SAO-FLN por 4500 Avios (9000 pts do Sempre Presente) por trecho.
    E também tem a opção de transferir os pontos pra Accor e usar como um voucher de 40 Euros para pagar a hospedagem…..

    • Denis, Obrigado pela participação. Bem Lembrado! Até pensei em postar a questão é que atualemente a TAM só está liberando para emitir com Avios à disponibilidade que aparece como essa PROMO direto na com Multiplus, então, no final das contas, acaba um custo mais salgado! Não sei se você lembra da época que a Accor transferia para Iberia com 1 ponto para 2,5 Avios, isso sem era excelente!

      • Denis

        Celio, essas tarifas PROMO são as que custam menos de 15 mil pontos?
        Outra coisa, gostaria de dicas de como “manufaturar gastos” no cartão de crédito parar gerar milhas.

        • Denis, a tarifa PROMO da TAM neste caso de Floripa seria a que eu postei no Blog, ida e volta por 10mil, ou seja, 5mil cada trecho. Esta mesma opção está disponível com 4,5mil Avios, porém se considerarmos a perda de 50%, fica muito caro.

          Sobre Manufaturar gastos, fora do Brasil é muito Comum a compra de Cartões de Débito, e Gift Cards. No Brasil, a estratégia é basicamente o uso dos Pague Contas, antigamente era absurdo as vantagens e os bancos deram umas belas secadas.

          Atualmente indicaria para Pague Contas o cartão Santander Free, que não cobra tarifa, nem juros, somente IOF e mesmo assim, na minha experiência, nem sempre, shhhh.. heheheh
          Além disso, não utilizo mas existem bastante gente que gosta do cartão do Smiles Platinum do Banco do Brasil… veja esses longo post no Falando de Viagem: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=242&t=2882&start=470

          Sei também de um pessoal que tem o cartão da caixa Black ou Platinum, que o saque com adiantamento da fatura no mesmo dia ganha pontos grátis…. http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=5379

          Espero ter te dado um rumo, mas se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar

  • Lyon Cesar

    Uma outra opção, além das mencionadas abaixo, seria vender. Você poderia fazer uma cotação e verificar qual CIA aérea está pagando mais e vender. Eu sempre vendo minhas milhas, até pela falta de tempo que tenho para viajar. Negocio sempre com a EloMilhas, pois trabalham com pagamento adiantado e o procedimento é super rápido e seguro.

    • Lyon, Obrigado pela participação. Não aconselho vender as milhas porque além de ser contra os termos dos programas, já vi gente que a conta foi bloqueada pelas Cia Aérea. Por isso, tenha cuidado com práticas que não são oficiais. Abraços

      • Lyon Cesar

        Olá Célio. Há uma grande divergência com relação a essa prática das Cias aéreas. Meu pai é advogado e sempre me instruiu que a venda de milhas não pode ser impedida pelas cias, pois a partir do momento que eu recebo as milhas elas passam a ser minhas, portanto posso usufruir como bem entender, desde que dentro das leis. Como falei no outro comentário, já vendi antes(mais de uma vez) e nunca tive problemas. Não sei como funcionam as outras agencias, mas a EloMilhas tem um trabalho sério e prestativo. Talvez devido a isso, alguma prática irregular da agencia que essas pessoas venderam pode ter ocasionado no bloqueio.

        • Na minha opinião é um risco desnecessário, mas sei que tem muita gente que ganha dinheiro com isso. Fazendo uma analogia com a Copa, tm muita gente também que corre risco de ser preso vendendo ingressos. Mas que não pode, não pode.

          • Lyon Cesar

            Amigo Célio, ai você comentou um equívoco. A prática do cambismo é ilegal e criminosa se for vendida por um preço superior ao ofertado gerando lucro a quem esteja vendendo, caso contrário a venda não é proibida. Afinal, se a pessoa não puder ir ao jogo (seguindo o exemplo citado), por qualquer que seja o motivo, pode vender normalmente, desde que seja pelo mesmo valor. Já a venda de milhas está apenas nas regras do programa de fidelidade que por sua vez vai contra a lei brasileira pois impede o dono de utilizar como bem entender. Nenhum contrato pode ir contra uma lei, a cláusula fica automaticamente nula.

          • Lyon,
            Hahahah essa discussão pode ser infinita, mas o custo contábil declarado pelas companhias aéreas sobre as milhas dadas para a gente é zero, porque é um desconto futuro, dessa forma é não é comercializável. Assim, o valor vendido é maior que o de face…utilizando sua lógica.
            Claramente tem interesse em promover este site, EloMilhas, mas que é contra a regra dos programas vender a terceiros, isso é.
            Independentemente de ser contra as regras ou não, é obvio que se a pessoa souber utilizar as milhas das melhores formas possível vai conseguir economizar mais que o valor que você pagaria para qualquer um.
            e AINDA, você acaba com o propósito de divulgar as melhores maneiras de se viajar usando milhas.

          • Lyon Cesar

            Então, Célio, realmente pode ser uma discussão infinita, mas gostaria de esclarecer alguns pontos. Primeiro ponto seria com relação ao custo zero que você informou que na verdade não é zero, pois pagamos de alguma forma para “ganhar” essas milhas. Como diz o ditado “não existe almoço grátis”. Segundo ponto, falei da EloMilhas pois já negociei com eles, assim como também já negociei com a Hotmilhas, mas o atendimento e agilidade da Elo me agradaram por isso os mencionei. Terceiro ponto, o fato de eu quase sempre indicar a venda das milhas se dão simplesmente por que as cias aéreas dificultam o máximo a utilização das milhas, pois, para eles, o maior interesse é que não utilizemos de forma alguma. Sendo esse o motivo principal de haver nas regras do programa a proibição da venda, porém contrato nenhum pode estar acima de uma Lei brasileira, tornando assim essa cláusula inválida. Por fim no tópico ele pergunta o que fazer com os pontos e eu dei apenas mais uma opção, o que ainda assim não o impede de viajar, pois dependendo do trecho é MUITO mais vantagem vender as milhas e comprar a passagem com dinheiro, principalmente trechos curtos. Sou de Recife e já comprei passagens para minha mãe para Fortaleza onde fiz esse procedimento e foi bem melhor. Assim como estou planejando uma viagem para a Argentina onde provavelmente utilizarei as milhas.

            Abraços

  • Camilo

    Celio, boa tarde. Tenho pontos no programa Sempre Presente, do Itau, e gostaria de emitir passagem pela American Airlines. Eh possivel? Como devo fazer isso? Obrigado, Camilo.

  • Sergio Luis Florentino

    Tenho 70 mil milhas no SEMPRE PRESENTE, vai começar a expirar, quero vender pois não tenho planos de viajar por enquanto, qual a melhor opção para vender? o que cí tenho que trocar para Multiplus 1,25 x 1 para poder vender, é isso?

    • Sergio, Não aconselho vender as milhas, inclusive porque se as companhias descobrem podem cancelar sua conta.
      Sobre a transferência, tem escolher alguma companhia parceira para transferir, as opções são: LAN, TAM, TAP, Azul e Gol

  • nathalya

    Para transferir pontos do SemprePresente para Multiplus, tem que pagar algum valor em reais?

    • Nathalya, bom dia! Não, o Itaú não cobra nenhuma taxa de transferência. Eles tem o mínimo de saldo para transferência que dependendo do cartão pode ser 10 ou 20mil pontos.

  • Denis Rosental

    Como faço para utilizar meu pontos do sempre presente com a cia aliança?

    • Denis, você sempre deve transferir os pontos para uma cia parceira da aliança que pretende usar.
      Neste caso na TAM poderá usar vôos de todas as companhias oneworld e ainda outras que são parceiras somente da TAM

  • AILTON

    BOA NOITE CÉLIO. EU TENHO HOJE 26/12/2016 UM TOTAL DE 208 MIL PONTO NO SEMPRE PRESENTE ITAU. NÃO TENHO PLANOS DE VIAJAR.QUAL SERIA SUA OPINIÃO PARA TRANSFORMA LOS EM DINHEIRO?

    • Ailton, boa noite!
      Baseado nas suas opções acredito que seria indicado você aguardar um bônus de transferência para a Azul que é frequente no Sempre Presente e pode vender seus pontos em algum site que negocia.
      Não indico vender porque é contra as regras dos programas. Mas existem diversos sites que comercializam.