Dúvida do Leitor: Tenho 80mil pontos no Sempre Presente, o que posso fazer?

Hoje recebi uma pergunta do leitor Allan Santos:

Olá Celio, tudo bem? Cara tenho 80 k pontos no Sempre Presente mas no próximo mês os pontos começam a expirar, logo tenho que fazer algo. A cada dois anos mais ou menos viajo para a Europa e faço viagens (3x/ano) para Florianópolis. Sempre viajo eu e minha mulher. Nunca transferi pontos para lugar nenhum. Teria uma dica para um iniciante baseado no que eu disse acima? Obrigado.

 

Allan, antes de tudo obrigado pela pergunta!

Pesquisei um pouco as suas opções e vou explicar abaixo.

1) Opção caso você tenha Cartão do Itau Personnalite, transferir na promoção para o Tudo Azul, valendo Pontos em dobro:

 Promo-Tudo-Azul-Itau-Personnalite

No mês passado o Itau estava oferecendo para todos os clientes, exceto quem era Personnalité, como informamos aqui

Caso você não tenha Personnalité, pode tentar ligar e transferir pelo telefone. Tente verificar, como quem não quer nada, se a promoção está válida. Ao falar com o atendente, antes de realmente transferir, tente se certificar  que será creditado o dobro.

Lembre-se: anote o protocolo, o nome, o horário e fique preparado para não dar certo, porque a promoção que está válida agora é somente para o Personnalité. Falo isso porque no outro mês, um amigo que era do Personnalité, que ainda não estava na promoção conseguiu aproveitá-la. Mas NADA GARANTE que você terá a mesma sorte.

Entenda agora o porque essa é uma opção interessante

Desde a desvalorização que o Sempre Presente teve no ano passado, deixei de utilizar os cartões do Itau. Primeiro porque acho um absurdo, desvalorizar os pontos dos usuários em 25% e depois porque inventaram os limites mínimos de transferência de no mínimo 20,000.

Tudo Azul

Se puder aproveitar essa promoção, transferiria os 80 mil pontos o que deixaria sua conta com 160 mil Pontos do Tudo Azul.

Então para usar seus pontos para voar até Floripa, veja abaixo um exemplo aleatório:

Voo-Floripa-Pontos-Azul

Nesse caso, lembre-se que os pontos mostrados são equivalentes a metade do que você precisa.
Aí vai me perguntar, mas e se eu quiser ir para a Europa?

Sem problemas, o programa Tudo Azul tem também um formato em que você compra a passagem e na verdade ela é paga com seus pontos, é uma parceria com uma agência de viagens online.
A vantagem disso é que você usa seus pontos para pagar a passagem,  a Companhia Aérea acha que você está comprando, então ainda ganha milhas pelos trechos voados. Para pesquisar veja neste site: https://tudoazul.viajanet.com.br/

Segue um exemplo abaixo de um vôo de SP para Madrid, Espanha

Custo 109.120 pontos Tudo Azul+ R$ 242,67 (taxas)

 Voo-Madrid-Tudo-Azul

Neste exemplo você não teria a quantidade necessária para ambos passageiros, então poderia verificar e, ao mesmo tempo, comprar uma passagem nos mesmos voôs para que possam viajar juntos, e uma das passagens ficaria grátis, somente cobrariam as taxas!

2) Outras Companhias Aéreas parceiras do Sempre Presente:

O Itaú tem outros 4 Parceiros de companhias aéreas e 1 Parceiro de Hotéis:

Parceiros SemprePresente

Para as companhias aéreas Parceiras:

TAP, LAN, Smiles (GOL), Multiplus

Para estas companhias a conversão é de 1250 pontos para cada 1000 Pontos da Aérea.

Sendo assim, convertendo os 80,000 pontos, você teria em qualquer uma delas:  64,000 Pontos equivalentes.

1) Pensando sobre a Europa

Multiplus Fidelidade (TAM)

Na TAM você precisa de 40,000 pontos para cada trecho, veja a tabela, sendo que não compensa financeiramente emitir somente um trecho e pagar pelo outro! Em trechos internacionais isso é impraticável, com raras exceções dentro da América do Sul.

Sendo assim ainda precisaria de mais 16,000 pontos para a Emissão de ida e volta, na tarifa mais baixa, o que na TAM é um desafio! Mas pode encontrar emitindo com as suas milhas da TAM voando nas companhias parceiras, exemplo: British, American, Turkish, Air China, Lufthansa, Singapore e Swiss.

Smiles (GOL)

Na Gol cada trecho para a Europa em Econômica custa 35,000 milhas, veja a tabela. Assim faltariam 6,000 pontos para a emissão. Frequentemente o Smiles tem promoções de vendas de milhas, mas sem nenhuma promoção essa compra custaria absurdos R$420,00

Smiles-venda-de-milhas

Sendo assim, o outro problema do Smiles é encontrar a disponibilidade. Reconhecidamente o Smiles têm “escondido” os assentos impossibilitando a emissão de algumas companhias parceiras, especialmente a KLM e a Airfrance.
No caso de vôos diretos para a Europa o Smiles pode emitir vôos: Air France, KLM, Iberia e no futuro a TAP* Leia no Estadão .

Victoria TAP (TAP)

Está aí outro programa que eu não gosto, hehehe, para emissão em Vôos da TAP para Portugal o custo de cada trecho é 35,000 milhas, veja a tabela.
O que eu tenho um pouco de “raiva” da TAP é que apesar de ilegal eles cobram Taxa de combustível em bilhetes partindo do Brasil e escrevem explicitamente no site:

Por cada bilhete-prémio a partir do Brasil, apenas em voos TAP, será cobrado um Adicional de Serviço Victoria, que inclui o valor da Taxa de Serviço de Emissão de Bilhete e a taxa de combustível de 200,00 Euros. veja no site

A TAP tem diversos parceiros da Star Alliance, e caso a emissão da passagem seja com um deles é obrigatório que os vôos sejam com Origem e Destino idênticos, por exemplo, NÃO é possivel emitir São Paulo – Madrid e voltar Lisboa-São Paulo, sendo que poderia, fazer este treco de carro, ou comprar o vôo à parte. para vôos Star Alliance, o custo é de 90,000 pontos ida e volta, veja a tabela.

LANPASS (LAN)

O Programa da LAN utiliza a contagem em Kms e não milhas. Via de regra a transferência do Sempre Presente é muito ruim, sendo que para utilizar os Kms da LAN só aconselharia transferência para o LANPASS com pontos do Santander, mesmo assim em casos específicos. Além disso a TAM tem mais parceiros que a LAN, ou seja, a dica neste caso é não considerar.

 

Le Club (Accor Hotels)

No Le Club da Accor você transfere pontos do Itau para a Accor com “perda de 50%”, assim a cada 2.000 pontos você recebe 1,000 pontos na Accor, e a vantagem por lá e que pode transferir para o Programa da Iberia (Avios) com a troca de 1:1. Neste caso hipotético, você teria acesso à 40,000 pontos da Iberia.

Na Iberia ou na British os vôos são cobrados por distância e um vôo de São Paulo para Madrid custaria 25,000 cada trecho, na menor tarifa, sendo que a diferença também poderia ser comprada. Apesar de eu gostar muito do Programa da Iberia, não indicaria essa manobra, a não ser que o vôo específico que você queira esteja disponível para compra com milhas.

 

2) Pensando no Destino de Florianópolis

 

a) Azul: O Exemplo da Azul já indiquei no início.

b) TAM: A TAM tem diversos valores de cobrança. Depende muito das datas, horários e antecedência. Em um exemplo que pesquisei, tinha disponível por 10,000 pontos ida e volta, o que eu acho ótimo! Exemplo Ida:13/Jun Volta: 16/Jun

Floripa-TAM-Fidelidade

 

c) GOL: Fiz a pesquisa com as mesmas datas na Gol somente para ilustrar a decisão:

Floripa-Smiles-GOL

Importante na hora de decidir!

1) Caso não possa utilizar a promoção da Azul, não tem uma necessidade urgente de transferir todos os pontos para uma das companhias.

2) Sempre é importante definir o objetivo: escolher o que você quer emitir, antes de transferir os pontos, pesquisar os dias, valores, etc. Na verdade é essa definição que vai ajudar você a escolher para onde transferir os pontos e o destino.

3)Caso não tenha definido o seu objetivo (item acima), pode deixar as milhas no seu Sempre Presente, por exemplo, até que apareça uma promoção que te interessa. MAS de forma alguma, deixe o Itaú limpar sua conta porque os pontos vão expirar!!! Então, pelo menos, transfira no mínimo essa quantidade para algum parceiro, uma opção caso sejam poucos pontos, pode ser o Programa da Azul, já que esse não tem transferência mínima para o Sempre Presente.

 

Espero ter esclarecido, ou criado mais dúvidas, por tantas opções. Na verdade nem sempre a resposta é obvia. Se ainda tiver dúvidas, fique a vontade para esclarecer outros pontos.

Se você gostou da dúvida do Allan, mas tem outra pergunta, mande um e-mail para contato@milhasepontos.com.br