Como Economizar no Resgate de Pontos TAM para os Estados Unidos voando AA

Como Economizar no Resgate de Pontos TAM para os Estados Unidos voando AA

Esta é uma dica que na verdade não é novidade, já está disponível há bastante tempo. No início eu pensava que podia ser um erro da Tam no cálculo do resgate, mas como não é uma coisa recente e penso que os resgates da TAM em vôos da American devem ser muito comuns, acredito que seja uma coisa que a TAM deixou passar 🙂

Basicamente esse é o resgate da TAM que eu acho que vale mais a pena, voar econômica do Brasil para qualquer lugar da America do Norte, incluindo Canada, Caribe, e Havaí.

A dica em si está em como conseguir que o atendente encontre o que você quer, porque em geral não é fácil.

Na verdade você tem que buscar os trechos você mesmo, e depois informar para o atendente um a um, com a data e o número do vôo.

1º Passo Faça a Busca no site da American Airlines e veja vôos de econômica disponíveis em “Econômica Mile SAAver”:

 

No exemplo Acesse www.aa.com e coloque as datas desejadas, neste caso um vôo São Paulo Nova York 14/Novembro com volta 22/Novembro:

 

BuscaAA

Você terá o mapa para filtrar melhor as datas e também os vôos que preferir:

BuscaAA2

BuscaAA3

2º Passo: Escolha bem os vôos

Importante: Neste passo você não deve escolher nenhum vôo que seja operado pela US Airways, porque essa dica só funciona com trecho “puros” da American Airlines

Neste passo é importante verificar data próximas em busca de conexões melhores e também de vôos diretos ou horários mais convenientes, etc…

BuscaAA4

 

Esses dados do lado esquerdo é o Mapa da Mina, com essas informações em mãos é que você deve ligar para a TAM.

 

3º Passo Ligue para a Central de Reservas da TAM

Ligue para a Central de Reservas da TAM, 4002-5700 e tenha em mãos para o sistema o seu Número TAM Fidelidade, que não é seu CPF ou número Multiplus, e também sua senha da resgate, que tem 4 ou 5 dígitos numéricos.

No menu selecione que quer resgate de pontos… vôos internacionais…

E agora é o Pulo do Gato

Você tem que convencer o atendente de que esses vôos estão disponíveis, o que eu costumo fazer é mais ou menos assim:

Primeiro, seja simpático, você tem que pensar que  a pessoa está lá e muitas vezes também fica decepcionada porque os clientes não encontram os vôos, por isso, já falei com vários que ficaram bastante contentes de encontrar as opções que eu ofereci!

E então fale algo do gênero, eu liguei antes e a atendente anterior conseguiu encontrar vôos de American Airlines e eu anotei os que estavam disponíveis.

Lembre-se que caso sua viagem tenha conexões a atendente vai perguntar o trecho todo exemplo de São Paulo para Nova York, ou Las Vegas, ou Honolulu etc. Mas evite entregar tudo, costumo rebater dizendo  que a atendente anterior teve dificuldade de encontrar os vôos diretamente e tinha me instruído que quando eu ligasse novamente, deveria falar para localizarem os vôos um de cada vez.

Então começa o primeiro vôo em nosso exemplo seria o “AA 930” de São Paulo GRU para Miami MIA, que saí as 2:30 da manhã….  e depois o “AA 1580” que vai para JFK e sai às 10:07 da manhã.

Neste nosso exemplo o voo de volta seria direto no caso o “AA 951” que sai de JFK às 10:29PM

Dica: Caso você veja que a atendente não está conseguindo encontrar e já está uma situação estressante, agradeça fala que você vai pensar. Desligue e Ligue novamente… Isso Funciona!

O total de milhas necessárias neste exemplo é de 50 mil pontos, sendo 25 mil por trecho, ou seja 10 mil a menos que a tabela do TAM Fidelidade, tenta nos convencer…

Atualização, agora será cobrado 35mil pontos por trecho, no total 70 mil pontos, mas ainda sim é uma maneira de achar os vôos que são sua melhor opção

Tenha os pontos na conta, o cartão de crédito para o pagamento das taxas, e pronto! Aproveite sua viagem!

 

4º Passo – Somente para quem precisa de um vôo doméstico da TAM

Nosso leitor, Bruno Ferreira, queria encontrar vôos que na verdade fossem para Fortaleza. Existe a possibilidade de buscar a conexão disponivel e emitir no mesmo Resgate, ou seja voar até São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba e Porto Alegre nos vôos operados pela American Airlines e depois escolher uma conexão com menos de 24 horas, em qualquer vôo da TAM que esteja disponível com pontos.

A dica nesse caso seria escolher vôos da TAM que esteja disponíveis no site da TAM nas quantidade de pontos Promo ou Clássico, veja abaixo:

TamBusca

Neste caso, informe a atendente qual vôo você gostaria de acrescentar neste resgate, e neste caso caso ele esteja disponível em Promo ou Clássico custará uma quantidade adicional de 5 mil pontos e portanto um total de 30 mil 40mil, ainda vale a pena comparado com a emissão em vôos internacionais da própria TAM.

 

Gostou da Dica? Compartilhe!

Ficou com Dúvidas? Pergunte nos Comentários…

  • Caramba é ainda melhor do que eu estava pensando!! Muito obrigado por compartilhar essa dica valiosa. Sabe dizer quanto custa no caso de escolher a primeira classe visto que na AA fica 50 mil? Seria 45 cada trecho mesmo?

    • Bruno, que bom que gostou… Mas a dica só vale para vôo em economica… nos Voos de Business TAM cobra inacreditáveis 75mil pontos por trecho e em Primeira classe 120mil pontos, mesmo que sejam da American Airlines. Por isso na minha avaliação não vale a pena.

      • Ah que pena já tava pensando em viajar de executiva hahaha. Então, vi que o se exemplo é em baixa, como fica em alta? Preciso voar em julho e o AA fica 30 mil o trecho.

        • No caso da Tam não existe a diferenciação entre alta ou baixa temporada. Para qualquer data o valor é o mesmo.

          • Maravilha, quer dizer que com 60 mil posso viajar em qualquer época do ano saindo de Fortaleza bastando apenas ter disponibilidade nos vôos da AA? Bom demais!!

  • Nayane

    Olá! Ótima dica!!!
    Só não consegui entender porque a passagem sairia por menos pontos que a tabela padrão da TAM. É porque é uma tarifa mais em conta no programa da AA?
    Não sabia que havia essa conexão entre os programas…
    Será que vale para outros programas também? rs
    De qualquer forma, obrigada pela dica! Espero poder usá-la na próxima viagem! =)

  • Rafael

    Célio, boa tarde!
    Neste exemplo o resgate pelo site da AA dava 40 mil pontos e direto do site da TAM FIDELIDADE daria 60 mil… Apenas pelo telefone eu descubro que posso emitir pelo meio termo, ou seja, 50 mil?
    Obrigado e parabéns pelo site!!!

    • Rafael, na verdade na tabela oficial da TAM seria por 70mil pontos, mas pelo telefone em vôos exclusivamente da American Airlines, ficam em 50 mil pontos, só custa 60mil nos caso em que você precise adicionar trechos domésticos (dentro do Brasil) voando TAM no mesmo bilhete.
      Espero que tenha ficado claro, se ainda ficar na dúvida, fique à vontade para perguntar,

      • Rafael

        Obrigado pelo retorno!!
        Aproveitando: num voo LAN de GRU para SCL, vi que pontuaria 1000 na TAM (tarifa Access) e cerca de 800 na British… Tem como saber quanto eu pontuaria na AA para o mesmo trajeto?
        Agradeço novamente!

        • Rafael, você precisa descobrir qual o código da tarifa, cada tarifa tem um código de uma letra que significa suas regras e também a pontuação. Com esta informação pode consultar no site da AA… http://www.aa.com/i18n/AAdvantage/earnMiles/travel/airlines/lan.jsp

          Resumindo se o código da tarifa for Y, B, H, K, L, M, V você ganhará 1600 milhas, se o código da tarifa for G, N, O, Q, S voce ganhará 25%, ou seja, 400 milhas AAdvantage.
          Esses valores que eu informei são por trecho, que pelo pude verificar na tabela da British, são iguais ao da American… http://www.britishairways.com/pt-br/executive-club/modalContent/avios/collecting-avios/flights/lan-collecting-avios.html
          Por isso se a sua informação da British estiver correta, provavelmente seu bilhete no total também ganhará 800 milhas do AAdvantage. Espero ter sido claro, desculpa se foi muita informação… Abraços,

          • Rafael

            Mais uma vez, obrigado pela informação!
            Minha tarifa é a “O”, me dei mal rs.
            Abs!

          • Hehehehe não tem jeito, tarifas mais baratas=menos milhas.

  • Valéria Salvador de Lima

    Célio bom dia!
    Estou no site da AA porém nao estou encontrando nenhum trecho por 20K, já coloquei Fev, Março, Abril, e isso já faz alguns dias, será que eles irão mudar de 20K para 30K, você sabe de alguma coisa?
    Abraços.

    • Valéria, bom dia! A AA cobra 20k ou 30k dependendo da época do ano, mas desde que seja esse tipo de disponibilidade “Econômica Mile SAAver” que é o verde claro, e custa 20k ou 30k é o que você precisa encontrar!

  • Luciana

    Ei Celio, fiz a simulação para datas futuras, com várias origens e destinos, mas tive dificuldade de encontrar trechos de 20k e 30k. Alguma dica? Tenho 100k da TAM e você sabe se consigo emitir ida para NYC e volta por Miami pela AA?

    • Luciana, se pesquisou no carnaval está bem difícil mesmo

  • Luciano Polisseni

    Olá Célio, parabéns pelo seu material. Estou conhecendo seu site por agora, após pesquisar bastante sobre o universo das milhas. Suas explicações são muito boas!

    Fiz uma pesquisa aleatória Rio-NYC-Rio, saindo dia 02/10/15, retornando dia 06/10/15. Vamos aos dados:

    Utilizando Milhas TAM: 75.000 milhas (50.000 + 25.000).

    Pelo site da AA: 40.000 milhas, vôo direto, econômica. (imagem em anexo).

    Quer dizer que seguindo seu passo a passo, consigo emitir estas passagens com 40.000 milhas TAM, economizando 35.000 milhas?

    Um abraço,

    • Luciano, Bom dia!
      Acabei de atualizar o post, porque nesse tempo a TAM atualizou suas cobranças e agora cobra 35mil por qualquer viagem com American para a America do Norte.
      Sua pesquisa está corretíssima, no seu caso agora seriam cobrados 70mil pontos TAM para seus vôos, se os equivalentes da TAM estão 75mil, você economizaria 5mil
      Se pelo que entendi um dos Vôos está em milhas TAM 25mil, sua melhor opção é pegar, ida de American 35mil + volta de TAM por 25mil, total 60mil, entendeu?
      Abraço!

      • Luciano Polisseni

        Boa tarde, Celio!

        Excelente sugestão em utilizar uma perna pela AA e outra pela TAM economizando milhas. Mas, em épocas de vacas magras para as cias. aéreas, é importante também analisar a possibilidade de venda de milhas. Veja só:

        60 mil milhas você consegue vender por cerca de R$1500 e a passagem na data pesquisada pela TAM está R$1490 (e ainda ganha-se 10.000 milhas pelos vôos).

        Outra coisa que achei interessante, e você já deve saber, é a ginástica que algumas pessoas indicam para utilizar milhas TAM em vôos AA: a indicação é passar pontos Mutiplus para o programa Le Club Accor => Le Club Accor para Iberia => Iberia para British => e na British emitir para AA (ufa!). Em seu site, foi a primeira vez que vi a opção de usar TAM fidelidade para emitir AA de forma rápida e ainda economizando milhas. Parabéns!

        Em seu site também pude verificar que para emitir AA a partir da British, usa-se cerca de 50.000 milhas Executive Club (ida e volta), em classe econômica a partir do Brasil (confirma?). A ginástica do parágrafo acima só seria vantajosa se ao passar pontos do Multiplus para o Le Club Accor a relação fosse 1:1, o que não acontece há algum tempo (correto?).

        Um abraço e parabéns novamente! (Já estou assinando a newsletter…)

        • Luciano,
          O que falou do Le Club para Iberia, está certo, mas no momento não está valendo muito a pena. Recentemente o Smiles também virou parceiro do Le Club, mas a conversão também é bem ruim.

          Sobre a venda de milhas eu geralmente não gosto muito, porque já ouvi vários casos de problemas, mas sempre é uma opção, apesar de não permitida pelos programas de milhagem.

  • Thay

    Olá Célio!
    Estava procurando voos de REC-YVR na American quando descobri que ela fazia parte da OneWorld. Procurando saber se podia usar meus pontos do TAM FIDELIDADE encontrei seu post, eu encontrei no site ida e volta por 50k pontos! Gostaria de confirmar se é possível realmente efetivar essa compra, lembrando que a TAM não tem voos para Vancouver! Obrigado desde já! 🙂

    • Se está em 50k por trecho, acredito que seja em classe executiva, então a TAM cobradia 75mil por trecho em executiva, agora se ambos os trechos são na Saver e está 20K e 30K por causa das datas, então pode sim! É só ligar na TAM e custará 70mil no total, sendo 35mil por trecho. Porque não TAM não existe diferença entre alta e baixa temporada.

      • Thay

        Oi Celio! Obrigado por me responder tão rápido! Tentei ligar pra TAM e não consegui, acredito que fiz algumas coisas erradas… Primeiro falei que para REC-YVR de cara! Depois falei os voos que tinha anotado, só que a atendente não conseguia encontrar o voo domestico, em nenhuma data que falava, ela disse que não é a mesma coisa que mostra no site, até mudei e disse para ela botar a ida de Guarulhos, mas nada! A viagem é pra Agosto… É muito difícil eu conseguir? Devo tentar outra vez?

        • Quando ligar peça para falar no setor de emissão com companhias parceiras.

          Fale que o atendente anterior te passou alguns vôos que estavam disponíveis e informe, trecho a trecho, com os números dos vôos.
          Se estiver na classe Saver mesmo, você consegue.

  • Rodrigo

    Olá, vi agora no AA ida e volta pra Lax em vôos diretos, por 20k o trecho. Se eu tenho essas milhas pelo multiplus eu consigo emitir esses bilhete por 40k?

    • Rodrigo, não, o custo seria 35mil por trecho pagando em multiplus