#Dica de Tecnologia – Stay.com Guia Interativo de Viagem Grátis com Mapa Offline

Uma das partes mais legais ao se planejar uma viagem é começar a estudar os destinos e a pensar nos roteiros: pontos turísticos, passeios locais, restaurantes e bares, compras e por aí vai. Os tradicionais guias de viagens são sempre uma boa ferramenta nesse planejamento e oferecem diversas dicas.

Mas o surgimento de aplicativos especializados em viagens tem revolucionado, de certo modo, a maneira com que as pessoas planejam seus roteiros.

O Stay.com é um deles. Ele é um aplicativo de viagens (e site também) muito interessante por funcionar como uma plataforma colaborativa.

Ao se cadastrar, o usuário tem acesso a 150 destinos no mundo. É só selecionar a cidade que pretende viajar e, instantaneamente, ele já passa a ter acesso ao mapa da cidade e a diversas dicas de outros usuários colaboradores, tais como restaurantes, atrações famosas, museus, hotéis, dentre muitas outras.

Como funciona?

Ao selecionar a cidade para o seu guia de viagem, você pode começar a pesquisar os locais de seu interesse na ferramenta “busca”. Achou algo interessante? É só adicionar ao seu mapa e classificar a dica como preferir: restaurante, bar, hotel, dica, etc. As listas de recomendação por categoria facilitam na hora de acessar seu mapa.

O legal é que ao adicionar qualquer dica, você já tem acesso a outras informações. Por exemplo, ao buscar um hotel específico e adicioná-lo ao mapa, você já tem acesso também ao endereço e telefone, além de poder contar com avaliações de outros colaboradores sobre o local. Se tiver adicionado um ponto turístico, você também já acessa o endereço e pode ver recomendações de outros usuários como, por exemplo, qual o melhor horário para visitação, preço do ingresso, etc. Contar com dicas de experts que já passaram pelo seu destino escolhido é algo realmente muito bom. As informações são atuais e praticamente em tempo real, coisa que os guias mais tradicionais acabam não oferecendo.

Mas as funcionalidades do Stay.com não param aí.

Como é um app colaborativo, você pode compartilhar seu guia com os outros amigos que estiverem viajando com você, para que eles possam ver o que você está adicionando e para que eles possam adicionar outras dicas também. Todos têm acesso simultaneamente ao guia/mapa com as alterações feitas por todos. Eles só precisam baixar também o app. Para facilitar, existe a opção de você se cadastrar com a sua conta do Facebook, aí já fica tudo mais fácil, né? Nem preciso explicar… 😉

Outra característica muito legal do aplicativo (e talvez a melhor de todas) é que ele funciona offline, inclusive o mapa. Afinal, de nada adianta você montar o melhor roteiro de viagem no celular e não poder usá-lo por falta de internet (o que nem sempre temos 24 horas por dia, já que a maioria das pessoas acaba optando apenas por usar o wifi em viagens, principalmente nas internacionais).

Como todo o download de conteúdo e mapa estão disponíveis offline, você pode acessá-los a qualquer momento e checar quais atrações selecionadas por você estão perto do local onde você estiver.

Tive a oportunidade de usá-lo em uma viagem para Roma e Milão, compartilhando com amigos que também estavam presentes, e foi uma ótima experiência. Sempre que sobrava um tempo livre ou se esquecíamos algum nome de restaurante ou bar, era só consultar o nosso guia que já víamos as recomendações que tínhamos selecionado e se estávamos perto de alguma.

Um único ponto negativo: apesar de já contarem com uma base de 150 cidades, alguns destinos comuns ainda estão faltando. Recentemente fiz uma viagem com amigos para Montevidéo, que teria sido perfeita para usar o app. No entanto a cidade não estava disponível. Mas pelo menos não fica por aí: caso não tenha achado o seu destino, você pode sugeri-lo ao app como um “destino faltante”. E torcer para que ele entre logo na lista das cidades.

O Stay.com está disponível sem custo algum na AppStore e Google play. E para quem tiver gostado, vejam o vídeo abaixo sobre o app: